Histórico

Historicamente, os eventos organizados pelo PPGCB foram realizados para congregar pesquisadores e estudantes e eram focados em temas específicos. Neste contexto, o primeiro simpósio foi realizado no ano de 2011 e teve como objetivo principal discutir os novos rumos da pesquisa em Ciências Biológicas, especialmente no contexto da Universidade Estadual de Montes Claros. Neste evento estiveram presentes cerca de 120 participantes.

Em 2012 foi realizado II Simpósio da Pós-graduação de Ciências Biológicas. Neste ano a organização foi conjunta com acadêmicos de Graduação em Ciências Biológicas da Unimontes e englobou também dois eventos já tradicionais da Universidade: Encontro Norte Mineiro de Biólogos, em sua IX edição, e a XIV Semana da Biologia. O evento teve como tema "Biologia e o Uso Sustentável de Recursos Naturais" e contou com cerca de 250 participantes.

Em 2013, o Simpósio seguiu com a organização conjunta com alunos da graduação e os dois outros eventos supracitados, apresentando como tema central "Os conflitos da ciência, a construção do pensamento cientifico e suas aplicações". Nesta oportunidade, o evento teve 200 participantes e discutiu os elos de ligação entre ciência e sociedade, bem como questões éticas acerca da construção do pensamento científico. 

Neste ano de 2016, propomos a consolidação do evento da Pós-Graduação em Ciências Biológicas como Simpósio de Ecologia e Sustentabilidade (SiES) com o objetivo de criar uma identidade ao mesmo. Desta maneia, possibilitaremos que o evento cresça em abrangência e visibilidade no contexto nacional, atraindo cada vez mais um número maior de participantes. Além disso, o ano de 2016 é propício para esta consolidação já que o PPGCB completa 10 anos de existência, sendo um marco importante para todos os docentes e discentes envolvidos em todo o processo de planejamento e construção deste Programa de Pós-Graduação, que foi o terceiro criado no âmbito da Unimontes. Nossa proposta neste ano é discutir os limites e perspectivas para ecologia, especialmente no que diz respeito à conservação da biodiversidade e sustentabilidade.